Proposta Pedagógica
O Educação Integral tem como finalidade promover a cultura,
a sociabilidade, o cultivo de hábitos saudáveis,
o desenvolvimento de habilidades, capacidades e estímular,
a autonomia e a formação de valores compartilhado
por crianças, jovens, famílias, educadores,
gestores e comunidades locais.
A Escola Rural Vicentina São Vicente de Paulo,
possibilita à criança o autoconhecimento e, consequentemente, a capacidade de se comunicar
e interagir socialmente, através de brincadeiras, interações e investigações, em um ambiente
acolhedor. A Escola Rural Vicentina São Vicente de Paulo Trabalha para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente
escolar e em seu relacionamento com crianças e adultos.
Ao ingressar no Ensino Fundamental, os alunos passam de
uma experiência escolar pautada no campo da experimentação das
vivências próprias e progressiva, para o contexto de um currículo
organizado por disciplinas, que demanda um aprendizado específico.
As diferentes abordagens metodológicas, proporcionando experiências
em que o estudante seja protagonista de seu processo de aprendizagem
para a construção de um harmonioso convívio social.
O Ensino Fundamental Anos Finais dá sequência aos
conhecimentos adquiridos e internalizados na etapa
anterior da educação básica, com abordagem pedagógica
que incorpora tecnologias e se baseia em princípios
éticos, políticos, estéticos e humanos. Além disso,
o uso de tecnologias digitais amplia as oportunidades
de aprendizado que desenvolvem currículos personalizados
e contextualizados na promoção de uma educação acadêmica
e cultural, em busca do autoconhecimento e do respeito ao outro.
Nossos alunos são levados a viver uma experiência linguística e comunicativa a partir de 3 anos. Desenvolvemos atividades que integra a língua inglesa e outros conteúdos (CLIL). O TOEFL Primary, que é contemplado pelas soluções da UDP, é o principal e mais respeitado teste internacional. Um excelente indicador de desempenho e uma forma de tornar metas mais concretas para os estudantes do 5º e 9º ano.
Em parceria com a Mind Makers nossos estudantes desenvolvem projetos que envolvem as habilidades do século XXI.
Através da resolução de problemas e desafios, nossos alunos são estimulados a terem um pensamento lógico criando estratégias mais eficientes aplicando as tecnologias digitais como: programação, robótica, eletrônica digital, inteligência artificial e práticas makers.
Desde a educação infantil nossos estudantes são estimulados a identificar, nomear e gerenciar suas emoções, desenvolvendo habilidades sociais. Com atividades de autoconhecimento crianças e adolescentes melhoram seus relacionamentos interpessoais, tronam-se automotivados e apresentam uma relação mais empática com seus colegas e profissionais da escola.